Cobrar uma dívida é a parte mais delicada da inadimplência. Por isso, uma abordagem empática, amigável e eficaz é boa para você e para seu cliente.
Como negociar em épocas de crise
Lembre a data de pagamento
Envie um SMS ou um e-mail lembrando o cliente de que a data de vencimento está próxima. Assim, ele pode ser organizar melhor.
Informe o vencimento
Antes de iniciar a negociação, mande uma mensagem informado que a conta não foi paga, demonstrando preocupação e empatia. Pergunte o que aconteceu e como você poderia ajudar.
Reúna informações
Avalie a pontuação de crédito do seu cliente. Pode ser que ele esteja com dificuldade para manter as contas em dia. Ter empatia é entender a realidade do outro.
Desenvolva sua equipe
Seus clientes não são apenas números. Treine sua equipe para estabelecer um contato próximo. Todo mundo gosta de se sentir especial.
Ofereça boas condições de pagamento
Divida o pagamento em mais parcelas e/ou conceda descontos. Também é possível diluir o valor em atraso nas parcelas seguintes.
Utilize diferentes canais de comunicação
Para negociar, você pode contactar seu cliente por telefone, e-mail ou SMS. Não se esqueça da empatia e cordialidade.
Utilize o AED
Agilize esse processo com o Aviso Eletrônico de Débito, que fica pronto em apenas 48h.
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Um bom relacionamento é a chave para um bom negócio.
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Ilustrações: Rawpixel
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